Recentes    Você já ouviu falar de Pair Trade? Leia no artigo de hoje

Notícias - 23 / 06 / 2021

Você já ouviu falar de Pair Trade? Leia no artigo de hoje

Essa estratégia se aproveita da relação entre preços de um par de ativos muito bem correlacionados. Naturalmente esses ativos não tem exatamente o mesmo preço, ou seja, o preço de A não é igual ao preço de B de forma que (A-B) é diferente de zero.

O interessante é que esse diferencial de preço costuma oscilar em torno de uma média, não se distanciando tanto dessa média por muito tempo. Para facilitar a notação vamos chamar (A-B) de C.

História

A negociação de pares foi introduzida pela primeira vez em meados da década de 1980 por um grupo de pesquisadores analistas técnicos que trabalhavam para o Morgan Stanley, o banco de investimento multinacional e empresa de serviços financeiros. A estratégia de negociação de pares usa análises estatísticas e técnicas para buscar lucros potenciais neutros para o mercado.

O que é Pair Trade?

O Pair Trade é uma estratégia que pode ser usada dentro da Bolsa de Valores pelos investidores. Para sua execução, é necessário primeiramente encontrar duas ações com alta correlação entre si.

Isso funciona na medida em que muitas companhias apresentam grande ligação no que se refere ao comportamento da sua precificação. Neste caso, é possível usá-las em conjunto para tentar lucrar, uma vez que sua variação tem uma semelhança muito grande.

O Pair Trade costuma funcionar melhor em empresas do mesmo segmento. Uma vez que elas acabam afetadas por aspectos similares, isso torna a oscilação dos seus preços mais próxima e, ainda que não seja rigorosamente igual, permite que a estratégia mescle os dois ativos na tentativa de obter lucro.

Pair trading (negociação de pares) é uma estratégia na qual um par de ações é negociado, sem levar em conta se o mercado está tendendo para cima ou para baixo.

As posições abertas protegem uma contra a outra, sendo possível ganhar na alta, na baixa ou mesmo com o mercado “andando de lado”.

O long and short, sobre o qual muito se fala, é o tipo mais conhecido de pair trading.

Os principais desafios no pair trading são:

  • Escolher um par que lhe dará boas oportunidades de arbitragem estatística ao longo do tempo;
  • Escolher os pontos de entrada / saída

A estatística desempenha um papel crucial no primeiro desafio: decidir o par a ser negociado. O par é comumente escolhido a partir do mesmo setor, por exemplo, PetroRio e Enauta (petróleo) ou Banco do Brasil e Bradesco (bancos). Para cada setor, existem dezenas de pares possíveis. Os melhores são aqueles que se baseiam em testes matemáticos ou estatísticos.

Entrada Por Ratio/Resíduo:

  • RATIO: Usará para o cálculo do quantidade de desvios padrão da média (z-score),a simples divisão do ativo A pelo ativo B.
  • RESÍDUO: Usa o resíduo da regressão linear entre os dois ativos.

Principais vantagens

A negociação de pares é uma estratégia de negociação que envolve combinar uma posição longa com uma posição curta em duas ações com uma alta correlação.

A negociação de pares foi introduzida pela primeira vez em meados da década de 1980 por um grupo de pesquisadores analistas técnicos.

Uma estratégia de negociação de pares é baseada na correlação histórica de dois títulos; os títulos em uma negociação de pares devem ter uma correlação positiva alta, que é o principal motivador por trás dos lucros da estratégia.

Desvantagens

Existem várias limitações para a negociação de pares. Uma é que a negociação dos pares depende de uma alta correlação estatística entre dois títulos. A maioria das negociações de pares exigirá uma correlação de 0,80, o que pode ser difícil de identificar. Em segundo lugar, embora as tendências históricas possam ser precisas, os preços anteriores nem sempre indicam tendências futuras. Exigir apenas uma correlação de 0,80 também pode diminuir a probabilidade do resultado esperado.

Conclusão

No mercado é comum esse tipo de estratégia por meio de algoritmos, que fazem operações com maior frequência, não dependendo de um longo prazo para auferir lucro de operações.

Mas também é possível que nós, meros mortais, nos aproveitemos dessa relação estatística entre ativos.

Mas é uma operação de risco e que ao mesmo tempo que pode ser positivo pode ser negativo, portanto sempre gerenciamento de risco.

Por: Marcelo Rabinovci

Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso nos Planos Combo ou Ações

Combo Ações + FIIS – Dica de Hoje

Ações – Dica de Hoje

Planos Premium?

Link Xeque Mate

Link Small Caps

Link Dica internacional

Leia outros artigos

×